Quem Somos

A Dress a Girl Around the World é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 2009 nos Estados Unidos, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados, levando lhes dignidade, proteção e esperança.

Em Portugal, iniciou suas atividades em Maio de 2016 pela mão de Vanessa Campos. Em Abril de 2018 a Dress a Girl Portugal (DAG-P) tornou-se numa associação sem fins lucrativos que promove encontros de costura inter-geracionais, combatendo o isolamento social da população sénior, promovendo a melhoria da autoestima, a sociabilidade, a partilha de saberes, a melhoria da dinâmica familiar e a promoção da saúde de nossas voluntárias.

A Dress a Girl Portugal conta com a colaboração de vários Ateliers de Costura, Centros de Dia, Escolas, Universidades Sénior e grupos informais, espalhados por todo o país (continente e ilhas), promovendo encontros de costura solidária.

A Dress a Girl Portugal trabalha maioritariamente em parceria com organizações não governamentais de carácter social, nacionais e estrangeiras, fazendo assim chegar os nossos vestidos e calções de uma forma mais segura às crianças que pretendemos apoiar. Até ao momento, foram feitos e entregues pela DAG-P mais de 25 mil vestidos e 10 mil calções em 24 países. Contámos com o apoio de ONGs parceiras.

Dependemos inteiramente do trabalho voluntário e de doações, desde a confecção dos vestidos e calções à matéria prima utilizada. Em face do desafio da sustentabilidade, contámos com o apoio da Acredita Portugal no processo de estruturação em torno de uma associação, e na divulgação de nosso trabalho, no estabelecimento de novas parcerias.

Atualmente, procuramos empresas que nos queiram incluir nos seus programas de responsabilidade social, para financiarmos as nossas viagens de distribuição de vestidos e calções pelas voluntárias da DAG-P.

Qualquer gesto faz diferença! É sempre possível ajudar a associação participando em encontros de costura solidária, doando cuequinhas, tecidos e outros materiais de costura. Agora também pode encomendar um kit de vestido ou calção para oferecer a um familiar ou amigo e ver com os seus próprios olhos o impacto que pode ter ser solidário!

Documentação das entregas

Procuramos que todas as entregas de vestidos e calções sejam documentadas com fotografias e/ou vídeos como forma de partilhar o acto da entrega com quem os produz. No entanto, como nos é impossível manter o registo individual de todas as entregas, convidamos todos os que seguem o nosso trabalho a acompanhar a nossa página do Facebook. 

Queremos deixar claro a quem nos acompanha que exigimos aos nossos "intermediários" a documentação das entregas com as devidas fotografias e/ou vídeos. Este feedback é fundamental para o bom funcionamento do projecto, constituindo a principal via de reconhecimento de todos os participantes directos ou indirectos do projecto Dress a Girl - Portugal.

Equipa

Vanessa
Vanessa Campos - Direcção

Embaixadora da ONG Dress a Girl Around The World em Portugal, Vanessa Campos dedica-se integralmente ao Projeto.

A vontade de fazer o bem acompanha Vanessa por longa data. Se no passado ela alfabetizou voluntariamente funcionários da faculdade onde estudava, hoje entrega o 1º vestido da vida de milhares de meninas. Ao mesmo tempo em que as protege e melhora autoestima delas, proporciona um novo propósito para a vida de senhoras que tornam-se costureiras do projeto.

Antes disso, trabalhou durante 23 anos no mercado financeiro, o que ela considera sua grande escola em termos de gerenciamento de projetos.

Joana
Joana Garcia - Direcção

Joana Nobre Garcia, casada e mãe de 3 filhos, autora e professora de costura criativa.

O seu atelier Rosapomposa é o principal em Lisboa onde todas as segundas feiras é dia de costura solidária a favor da Dress a Girl Portugal.

Ana
Ana Bragança - Direcção

Mãe, casada, engenheira… é apaixonada por “manualidades”.

Foi consultora de informática e gestora de projectos e de empresas durante 30 anos.

Acarinhou a Dress a Girl – Portugal desde o primeiro contacto e dele diz: “além do vestido, este é um projecto que faz a ponte entre gerações, entre os necessitados mais novos e os experientes menos novos!”.